Com o aumento gradual da frota automobilística, é inevitável que ocorra um maior número de colisões veiculares e, por conseguinte, um maior número de vezes em que haverá a necessidade de intervenção do Corpo de Bombeiros para resgatar vítimas eventualmente presas em ferragens.
Com o objetivo de aprimorar as técnicas e as táticas envolvidas nessa modalidade de socorro (resgate veicular), os Bombeiros da cidade de Guaratuba participaram de um exercício simulado envolvendo carros capotados e tombados, com vítimas não reais.
Os profissionais do fogo, da busca e do salvamento, tiveram a oportunidade de colocar em prática suas habilidades. Analisando a dinâmica dos acidentes, identificando os principais riscos envolvidos, como incêndio ou explosão, estabilizando os veículos acidentados para a correta aplicação das técnicas e, principalmente, realizando o resgate com suporte básico de vida das vítimas, os profissionais reconhecem que o treinamento constante é fator fundamental para o sucesso nas operações.
Ademais, o simulado comprovou que os Bombeiros do Litoral estão capacitados para atuar nas mais diversas emergências envolvendo acidentes automobilísticos em que vítimas possam estar presas nas ferragens.
Fonte: Asp. Of. BM Bruno Arantes Hanauer / Oficial de Comunicação Social