Bombeiros, guarda-vidas e demais militares das forças de segurança envolvidas no Verão Maior Paraná encararam uma missão diferente neste sábado (24/02/2024) na Praia do Brejatuba, em Guaratuba, no Litoral. Eles entraram na água em busca das melhores ondas para a disputa do 3º Festival Militar de Surf – Capitão Romero Nunes da Silva Filho. O evento contou com 96 competidores.
A proposta da atividade era integrar os profissionais que participam das ações de atendimento no Litoral e homenagear in memorian o capitão que tanto profissionalismo e dedicação demonstrou para o serviço de salvamento aquático no Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. Ele, que dá nome à prova, morreu em 2020.
“Esse é um festival que a gente faz no final do verão, bem democrático, voltado para os bombeiros militares, guarda-vidas civis, e fazemos convites especiais a surfistas locais e demais forças de segurança. Essa terceira edição é em homenagem ao capitão Romero Nunes da Silva Filho, que na época em que faleceu trabalhava na coordenadoria estadual de Defesa Civil”, disse o major Fabrício Frazatto dos Santos, comandante do 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB), de Paranaguá, responsável pelo Litoral do Paraná.
“É um momento de congraçamento, um momento também de homenagear quem nos apoiou, que sempre gostou do esporte; o Romero gostava muito de surfar”, acrescentou.
A competição foi dividida em 4 categorias: pranchinha, pranchão, stand up (SUP) e bodyboard. A Associação Long Brothers auxiliou na organização e arbitragem do evento. O mar agitado ajudou a dar mais qualidade às baterias, garantindo séries de ondas favoráveis à execução das manobras.
O ambiente propício foi, inclusive, destacado pela cabo Amiê Feitosa Rodrigues, campeã das categorias pranchão e pranchinha. “É minha segunda participação. Eu gostei bastante de tudo, da organização, da estrutura. Eu sou guarda-vidas, amo a praia, amo esse trabalho. É uma oportunidade muito boa da gente confraternizar com os nossos amigos. Um festival muito legal e uma linda homenagem também”, comentou ela, após selar a conquista no pranchão.
Fonte: AEN.