Sambaquis da Baía de Guaratuba estão desprotegidos e sendo invadidos.

Em recente alerta feito por membros do Instituto Guaju, Fabiano Cecílio, Marcos Wasilewski e Luiz Michalizen Filho que é também diretor da Faculdade Isep de Guaratuba, vários sítios arqueológicos de Guaratuba estão desprotegidos e sendo invadidos, segundo o Professor Luiz Michalizen Filho estes sambaquis datam de mais de 3500 anos antes de Cristo e possuem uma quantidade enorme de informações, objetos, ossadas de civilizações que habitavam a região de Guaratuba.

Os Sambaquis são de propriedade do patrimônio da União e cabe a ele em conjunto com o Estado e Município fazer a preservação destes sítios.Outro órgão diretamente envolvido é o IPHAN (INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL).

O alerta é para que os órgãos competentes tomem as providências, com a fiscalização dos locais, colocação de placas, orientando a população, pois muitas vezes os pescadores não sabem da importância deste patrimônio e que não podem invadir esses sítios.

Um dos passos iniciais seria a colocação de placas de orientação , outro é o levantamento desse material arqueológico, criando inclusive um museu com as informações contidas nestes locais.

Nesta semana estará sendo feito um documento que será encaminhado a União, Governo do Estado , IPHAN e outras entidades responsáveis por este setor.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Guaratuba.