O IML confirmou na manhã deste domingo a morte de 49 pessoas da tragédia na serra Dona Francisca e divulgou uma lista atualizada das vítimas e passageiros. Entre as vítimas do acidente envolvendo o ônibus da empresa Costa Mar Turismo estão três adolescentes, oito crianças, 14 homens e 24 mulheres. O total de passageiros confirmados até a manhã deste domingo é de 57 pessoas.
As operações de resgate já retiraram todas as vítimas do acidente com ônibus, mas não se descarta a possibilidade de de haja mais corpos sob o veículo e na mata. Com a falta de luminosidade e a dificuldade de acesso, as buscas irão recomeçar no início da manhã deste domingo.
A identificação dos corpos já está sendo feita por parentes de primeiro grau das vítimas. Para a operação de identificação, o IML de Joinville está com 15 médicos legais, peritos criminais, auxiliares criminalistas e auxiliares de médico trabalhando desde a madrugada.
Um ônibus com familiares chegou por volta das 7h45 deste domingo em Joinville para o reconhecimento das vítimas. A maioria delas está sendo identificada por fotografia. Nos casos em que não é possível reconhecer, o IML está confrontando as digitais. Em seguida, os corpos serão transladados para União da Vitória (PR).
Às 13 horas, os peritos do IGP farão o levantamento da região do acidente. Após a liberação do local, o ônibus poderá ser retirado e encaminhado ao pátio da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), em Campo Alegre, onde ficará retido para perícia.
Há 49 mortos confirmados até a manhã deste domingo e 12 pacientes em hospitais. Quatro crianças no Hospital Infantil Jesser Amarante Faria, em Joinville. Outras sete vítimas estão no Hospital Municipal São José, em Joinville, e um paciente no Hospital São Luís, em Campo Alegre.
Os passageiros do ônibus da companhia Costa Mar Turismo, que despencou de uma Ribanceira de 400 metros na Serra Dona Francisca (SC-418), seguiam para a realização de um evento de Umbanda em Guaratuba, onde seria feito “um trabalho de praia” neste domingo.
O evento que reuniria terreiros da região era organizado pelo coordenador da Federação Umbanda Candomblé e Angola (Fuca) em União da Vitória e Porto União, Conrado Schier, que não resistiu e morreu acompanhado da esposa Marise Schier. O presidente da Fuca, Antônio Piasson, está a caminho de Joinvillle nesta manhã de domingo para ajudar no reconhecimento dos corpos.
Antônio estaria no mesmo ônibus. Mas, por motivos pessoais, viajou com a esposa Silvane. O acidente pegou de surpresa o casal, que tinha uma relação de amizade com a família Schier.
— Temos uma relação de anos de amizade. Fomos nós que demos a notícia para as filhas — disse Silvane.
Conrado Schier estava no comando da viagem. Convocou os outros terreiros. Todos se encontrariam na Praia do Conrado.
— Esse era um trabalho dele [Conrado]. Vêm todos os terreiros. Tínhamos combinado de ir junto — contou Silvane, que ainda não entendeu porque a excursão não saiu já na sexta-feira.
No Facebook, companheiros de religião se despedem e manifestam o pesar pela despedida precoce. No site da Fuca, a mensagem é de luto.
Fonte: A NOTÍCIA